Última Notícia
17/05/2007 - Universitários dos EUA visitam projetos habitacionais de Curitiba
Um grupo de estudantes de urbanismo das universidades americanss dos estados da Flórida, Virginia, Kansas, Texas, Califórnia e Illinois visitou nesta quinta-feira (17) a Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) em busca de informações sobre a questão habitacional na capital.
Pela manhã, os universitários assistiram palestra e receberam explicações dos técnicos da Companhia. À tarde, foram conhecer áreas onde estão sendo desenvolvidos projetos de urbanização e de construção de moradias.
A visita é coordenada pela professora Joseli Macedo, arquiteta curitibana formada pela Universidade Federal do Paraná e há 20 anos morando nos Estados Unidos. Ela é doutora em planejamento urbano e leciona na Universidade da Flórida. Uma professora assistente, Renata de Godoy, também brasileira, acompanha o grupo.
A visita a Curitiba faz parte de um programa de verão da Universidade da Flórida e conta créditos para o currículo do aluno. Esta é o terceiro ano consecutivo que a Universidade oferece esta atividade. Os interessados se candidatam ao programa no final do ano e, depois, passam por uma seleção. Cada estudante arca com suas próprias despesas. O grupo passa cerca de 30 dias no Brasil e visita também São Paulo e Maringá.
Este ano, a viagem começou no último dia 11, quando os estudantes chegaram a São Paulo. Desde o dia 15 (terça-feira), eles estão em Curitiba e devem ficar na cidade até o dia 13 de junho. Antes de voltar para os Estados Unidos, no dia 15 de junho, vão passar dois dias em Maringá.
De acordo com a professora Joseli, ao oferecer o programa, a Universidade da Flórida abre aos estudantes a oportunidade de conhecer uma realidade diferente daquela onde vivem e verificar as soluções urbanas adotadas.
Durante a visita, as áreas de interesse do grupo envolvem desenvolvimento comunitário, desenho urbano, uso do solo, transporte, habitação, desenvolvimento econômico, meio ambiente, espaços públicos, parques urbanos e revitalização da área central. "Para os estudantes, é uma experiência fantástica, que, mais tarde, vai dar ferramentas para que eles exerçam a sua profissão em qualquer país do mundo", diz Joseli.
Na Cohab, os alunos demonstraram especial interesse na questão das favelas e, depois, foram conhecer o projeto que está sendo desenvolvido na Vila Audi, uma ocupação irregular localizada no bairro do Uberaba.
Mais tarde, visitaram o loteamento Moradias Sambaqui, uma área de reassentamento que a Cohab criou no bairro do Sítio Cercado para atender famílias que viviam em situação de risco na margem do rio Iguaçu. Eles passaram também pelo Bairro Novo e conheceram os condomínios de apartamentos que estão em obras para destinação às famílias da fila.
No comments:
Post a Comment